A Escritora

Flávia Côrtes nasceu no Rio de Janeiro, onde vive com marido e duas filhas. É escritora e tradutora, com vários livros publicados para crianças e jovens. Graduada em Letras (Português/Literaturas) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especializou- se em Literatura Infantil e Juvenil pela mesma Universidade e ministra palestras e oficinas literárias por todo o país. Seus livros têm sido selecionados para diversos projetos de leitura.

Em 2010, seu livro ‘Medo de quê?’ foi selecionado para o Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE), para distribuição nas escolas públicas de todo o país; e selecionado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) para representar o Brasil na exposição "A imagem do medo" da Galícia, Espanha. Em 2012, seu livro ‘Pra Voar Mais Alto‟ foi selecionado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) para fazer parte do Catálogo da Feira do Livro de Bolonha, Itália.

Atua como palestrante em diversos programas de leitura, tais como o Literatura Viva, do Sesi-SP; o Fala Autor, do Sesc-RJ, o Paixão de Ler, da prefeitura do RJ e o Adote um Escritor, da prefeitura de PoA. 

Desde o lançamento de seu primeiro livro, Medo de quê?, em 2006, ministra palestras sobre seus livros em importantes feiras literárias por todo o Brasil, como o Salão do Livro, no RJ; A Felit/Felisb, em São Bernardo do Campo; a Feira do Livro de PoA e a Fliporto, em Olinda. 

Em 2014, esteve na Feira do Livro de Bolonha, como palestrante na mesa "A Literatura Infantil Brasileira".

 

 

--------------------

 

"Nasci no dia 8 de maio de 1971, no Rio de Janeiro, sem nem um fio de cabelo. Deve ser por isso que minha personagem preferida na infância era a Rapunzel.

Sou apaixonada por Egito, literatura fantástica e mitologias; e viciada em chocolate (amargo ou meio-amargo), música celta, incensos e séries americanas.

Gosto tanto de livros que aprendi a ler aos 4 anos e aos 6 decidi que seria escritora. Foi quando comecei a colocar no papel as histórias que já transbordavam na minha imaginação. Desde então, leio e escrevo compulsivamente e não publiquei nem metade do que já escrevi.

Ganhei todos os concursos de texto em que me inscrevi no ginásio e no ensino médio. Mas na hora de prestar vestibular, fiquei em dúvida entre Astronomia e Geologia e acabei optando por Publicidade. No entanto, uma ironia do destino me fez entrar na Faculdade de Letras da UFRJ, onde me encaixei como uma luva. Lá, me formei em Português e Literaturas, e me especializei em Literatura Infantil e Juvenil.

Tive a sorte de ter como professores grandes nomes da literatura, pessoas que me inspiram ainda hoje, como Antônio Carlos Secchin, Fátima Miguez, Francisca Nóbrega e Joel Rufino dos Santos.

Dei aulas de inglês, trabalhei em shopping e multi-nacional, mas larguei tudo pelo sonho de ser mãe e escritora. Passei então a me dedicar aos livros, meu marido e nossas duas filhas (Não necessariamente nessa ordem). E foi a melhor coisa que fiz.

Em 2004, graças ao incentivo da escritora (e amiga querida) Fátima Miguez, tomei coragem e levei um dos meus textos para uma editora, durante uma feira de livros. Dois anos depois era publicado o livro “Medo de quê?”.

De 2007 a 2011 fui da diretoria da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil, onde fiz grandes amigos que, como eu, querem um Brasil de mais leitores.

Hoje, meus livros são adotados e distribuídos por todo o Brasil e viajo pelo país visitando escolas e eventos literários para falar sobre o que mais gosto: Livros."

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube

Copyright © 2019  Flávia Côrtes