top of page

Flávia Côrtes

É escritora, roteirista e tradutora, com 37 livros publicados, muitos deles premiados e selecionados para conceituados programas de leitura.

Flávia ministra cursos e palestras sobre literatura por todo o país. É doutoranda em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestre em Estudos Literários pela UERJ, com foco na pesquisa sobre a formação do leitor literário; Especialista em Literatura Infantil e Juvenil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Graduada em Letras (Português e Literaturas) pela mesma instituição.

 

Foi vice-presidente da AEILIJ (Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil) por dois mandatos consecutivos.

Como pesquisadora, faz parte do grupo de pesquisa do CNPq "ENLIJ: A narrativa ficcional para crianças e jovens: teorias e práticas", liderado pelos Professores Doutores Regina Michelli (UERJ) e José Nicolau Gregorin Filho (USP).

 

Em 2014 fez parte da mesa da CBL (Câmara Brasileira do Livro) sobre a literatura infantil brasileira na Feira do Livro de Bolonha, Itália.

Como roteirista, teve seu primeiro filme lançado em 2022 pelo NOW. O filme De folha em flor foi inspirado em seu livro homônimo, já fora de catálogo. O roteiro foi escrito em parceria com o também autor Francisco Malta e teve direção de Luan Moreno e produção da Agência Cintra. No elenco estão Babi Xavier, Anja Bittencourt, Savio Moll, Thales Miranda, entre outros.

 

Como tradutora, teve mais de 30 títulos publicados. Em 2016, recebeu o prêmio Altamente Recomendável da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) pela tradução/adaptação jovem do livro A sala dos professores, da escritora argentina Carla Dulfano (Editora do Brasil). Em 2024, recebeu o prêmio Selo Cátedra Unesco de Leitura da PUC-Rio pela tradução/adaptação do livro Perto daqui, da escritora Ida Mlakar Crnic (Editora Telos).

FlaviaCortes_escritora_2_edited.jpg

Mini-bio

Flávia Côrtes é escritora, roteirista e tradutora, com 37 livros publicados. É doutoranda em Teoria Literária e Literatura Comparada pela UERJ, Mestre em Literatura pela UERJ e Especialista em Literatura Infantil e Juvenil pela UFRJ.

FlaviaCortes_foto_divulgacao.jpg
_MG_7561.jpg
Escritora_Flavia_Cortes_edited.jpg
Escritora_flaviacortes_edited.jpg
FlaviaCortes_divulgacao_6_edited.jpg
FlaviaCortes_1_edited_edited.jpg
bottom of page