Sobre

Flávia Côrtes é escritora, roteirista e tradutora, doutoranda em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), mestre em Estudos Literários pela UERJ e vice-presidente da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ). É formada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e especialista em Literatura Infantil e Juvenil, também pela UFRJ. Faz parte do grupo de pesquisa do CNPq ENLIJ: A narrativa ficcional para crianças e jovens: teorias e práticas, liderado pelos professores Doutores Regina Michelli (UERJ) e José Nicolau Gregorin Filho (USP).

Flávia tem 21 livros publicados para crianças e jovens, muitos deles premiados e selecionados para diversos projetos de leitura, entre eles o PNBE, e participa de eventos literários por todo país falando de seu processo criativo e da importância da leitura. Em 2014 fez parte da mesa sobre a literatura infantil brasileira na Feira do Livro de Bolonha, Itália.

FlaviaCortes_1_edited.jpg

Mini bio

Flávia Côrtes é escritora, roteirista e tradutora, com 21 livros publicados. Doutoranda em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela UERJ, mestre em Estudos Literários pela UERJ e graduada em Letras pela UFRJ. Atualmente é vice-presidente da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ).

Biografia nada resumida

"Nasci no dia 8 de maio de 1971, na cidade do Rio de Janeiro, onde ainda moro com meu marido e nossas filhas Safira e Helena. Sou apaixonada por Egito, literatura fantástica e mitologias (principalmente egípcia, grega e celta); e viciada em séries, chocolate (amargo e meio-amargo), música celta e incensos. Gosto tanto de livros que aprendi a ler sozinha, aos 4 anos, e aos 6 decidi que seria escritora. Foi quando comecei a colocar no papel as histórias que já transbordavam na minha imaginação. Desde então, leio e escrevo compulsivamente e não publiquei nem metade do que já escrevi.

Ganhei todos os concursos de texto em que me inscrevi no ginásio e no ensino médio. Mas na hora de prestar vestibular, fiquei em dúvida entre Astronomia e Geologia e acabei optando por Publicidade. No entanto, uma ironia do destino me fez entrar na Faculdade de Letras da UFRJ, onde me encaixei como uma luva. Lá, me formei em Português e Literaturas, e me especializei em Literatura Infantil e Juvenil. Tive a sorte de ter como professores grandes nomes da literatura, pessoas que me inspiram ainda hoje, como Antônio Carlos Secchin, Fátima Miguez, Francisca Nóbrega e Joel Rufino dos Santos.

Dei aulas de inglês, trabalhei em shopping e multi-nacional, mas larguei tudo pelo sonho de ser mãe e escritora. E foi a melhor coisa que fiz. Em 2004, graças ao incentivo da escritora (e amiga querida, já no Plano Mais Alto) Fátima Miguez, tomei coragem e levei um dos meus textos para uma editora, durante uma feira de livros. Dois anos depois era publicado o livro “Medo de quê?". Esse livro ganhou o PNBE (Programa Nacional Biblioteca da Escola) e foi distribuído para todas as escolas públicas do Brasil, com crianças até 6 anos de idade e foi escolhido pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) para representar o Brasil em 3 importantes exposições:

1- Exposição ‘A imagem do medo’, no 8º Salão do Livro de Pontevedra, Galícia, Espanha, em 2007.

2- Exposição da Associación ecuatoriana del libro infantil y juvenil, seção do IBBY, no Equador, em 2007.

3- Exposição "A imagem do medo" do 9º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens, no Rio de Janeiro, em 2007.

Em 2012, meu livro ‘Pra Voar Mais Alto’ foi selecionado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ) para fazer parte do Catálogo da Feira do Livro de Bolonha, Itália.

Em 2014, participei da Feira do Livro de Bolonha, como palestrante convidada, na mesa sobre a literatura infantil brasileira, com outros autores brasileiros. Foi nesse mesmo ano que o Brasil foi homenageado na feira e que o escritor e ilustrador Roger Melo recebeu o prêmio Hans Christian Andersen. Foi uma festa e tanto. Atualmente, sou a vice-presidente da Associação de Escritores e Ilustradores de Literatura Infantil e Juvenil (AEILIJ), meus livros são adotados e distribuídos por todo o Brasil e viajo pelo país visitando escolas e eventos literários para falar sobre o que mais gosto: Livros."

  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube